Stiloguedes - a obra de Pancho Guedes agora na Praça. Manica.

Vamos publicar algumas fotos recentes de obras de Pancho Guedes (PG) em Maputo. 
Começamos com fotos da Praça dos Trabalhadores, ex Mac Mahon e ex Azeredo, sempre dos Caminhos de Ferro e de que geralmente as vistas são conhecidas. Temos aqui quatro fotos de Nuno do Rosário de Outubro 2015 (clique nas fotos para aumentar) falamos também um pouco mais sobre os trabalhos de PG na praça e de dúvidas antigas.


Abreu, Santos e Rocha à esquerda
Octávio R Lobo ao centro, de que faremos outra mensagem
e Spence e Lemos

Spence e Lemosinicialmente em tons de azul claro
agora pintado com as cores da Petromoc de que é a sede.
O prédio azul é o "Manica"
Como se viu na mensagem sobre a génese da Praça suponho que foi para o local do "Manica" que Pancho Guedes desenhou o que aqui se mostra em baixo e a que ele se referiu nos seguintes termos: "for the Railway Square ... I designed a complex building which consist(s) of a tall hotel, a cinema, offices and a shopping centre. It never saw the light of day. The clients got cold feet and I designed two modest Modern Movement boxes for them instead". 

Esboço de prédio na Praça que teria um cinema
Como vemos agora na imagem de baixo, onde se pode ver o edifício de lado, o Manica tem as duas caixas (uma de pé à frente, outra deitada atrás) a que PG se refere. O problema é que nas muitas listas dos seus trabalhos nunca aparece referenciado aqui um projecto por isso continuo na dúvida.
Outra vista do "bando dos três" e possivelmente dos quatro de PG
Estátua ao centro
Na foto de cima do lado direito (Rua Bagamoyo, antiga Major Araújo), pintado(s) de verde vê-se restarem ainda edifícios dessa época caso do da Permar.

Comentários