Praça e Monumento a Mousinho em Lourenço Marques - inauguração, primeira pedra e maquete (4/18)

Como já vimosem 1935 reuniram-se os fundos para a estátua a Mousinho de Albuquerque na cidade de Lourenço Marques. Em Dezembro de 1940 ela foi inaugurada juntamente com a Praça que teve o mesmo nome e se chama agora da Independência na cidade de Maputo.
Nesta mensagem vamos ver imagens importantes de momentos relacionados. Noto que Mousinho faleceu por suicídio em 1902 desiludido com a política portuguesa e por isso não teve conhecimento de nada do que aqui vimos relatando.
O monumento acabava de ser inaugurado
A alegoria tinha uma cobertura separada.

A alegoria foi oferecida pela Câmara e foi um antigo militar de Mousinho que a descerrou como se vê na segunda foto e que estava em sentido na primeira. 
A alegoria em pormenor.

Quanto à criança africana na alegoria aqui parece um menino mas um texto dizia menina, pode ser um folhe na roupa na zona genital.
Início da cerimónia da inauguração com a estátua tapada.
Foto tirada da catedral com vista da nova praça para sudoeste.

A catedral em Dezembro de 1940 e como se vê para o fundo das duas primeiras fotos estava ainda em início de construção e por isso o fotógrafo teve de subir pelos andaimes colocados para a sua torre para tirar a foto de cima. Vê-se para a esquerda da Praça e descendo para a baixa a Av. D. Luis, actual Samora e para o fundo o início da Av. 5 de Outubro, actual Josina. Entre as duas e ao fundo da Praça havia uma tribuna de honra (um palanque mas pouco elevado), tema que desenvolvemos aqui
Recuamos agora da data da inauguração em 1940 para a cerimónia do lançamento (simbólico) da primeira pedra em 1936. 
Governador Geral de Moçambique José Cabral em 1936
colocando a pedra fundamental do monumento a Mousinho

E segue-se a foto mais alargada desta cerimónia, que para além disso traz um elemento novo interessante porque os mapas que conheço são de 1925/26 e de 1940 e por isso há um largo intervalo de desconhecido. Vê-se na foto de baixo que em 1936 já tinha sido, deste lado da Praça, desfeita a esquina original entre as actuais Av Samora e Rua da Rádio e que a curva da Praça estava pelo menos alinhavada. Esta foto é com vista para sudeste e a chaminé que se vê para o fundo ao centro devia ser por exemplo da cozinha ou lavandaria do Hotel Club que é o edifício de primeiro andar à direita.
Castanho: onde se lançou a primeira pedra (em princípio seria a meio da Praça 
mas parece-me um pouco apertado em relação à situação final)
Amarelo: Alçado norte do Hotel Clube
Preto: já havia curva da Praça
Verde: carril e linha aérea do eléctrico da Polana
Vermelho: carril e linha aérea do eléctrico do Alto-Maé

Na montagem seguinte mostro que neste local houve mesmo uma esquina e por isso que em 1936 o local já tinha sido alterado incluindo a demolição de duas casas. As duas fotos mostram então o cruzamento acima do Hotel Clube com essa esquina bem definida e pelo menos da da direita já com o carro eléctrico em circulação, quer dizer de 1904 em diante:

Montagem de duas fotos com vista para sul do alto da Av. Aguiar, actual Samora
à esquerda: antes do carro eléctrico, sem carris nem linha aérea de alimentação
à direita: vê-se um dos carris do eléctrico no chão por isso foto 
a partir de 1904
(ou de um pouco antes tomando em conta a construção das linhas)

Assumindo que os carris do eléctrico não foram modificados, olhando na foto de 1936 para os carris com a marca verde e para a distância a que está a multidão por trás dos militares e na foto à direita da montagem olhando para os carris e para a esquina, podemos também fazer ideia do que foi preciso "cortar" no existente para se fazer a praça a sudeste.
Finalmente pode-se aqui ver a maquete inicial da estátua que se vê foi respeitada:
Como ficou instalada, vista para poente = oeste

A estátua está aqui como se visse do lado da catedral e deste lado do pódio estava o painel de bronze da carga de Macontene. Os dois painéis tal como a estátua foram colocados no museu histórico da fortaleza depois da independência de Moçambique.
Estas imagens com excepção das do cruzamento acima do Hotel Clube são reproduzidas da publicação Moçambique Documentário Trimestral que foi digitalizada e incorporada na Biblioteca Digital da Memória de África através de protocolo para a cedência de conteúdos assinado entre a Caixa Geral de Depósitos e a Fundação Portugal-África. 
Filme da RTP do derrube da estátua em Maio de 1975 no período de transição antes da independência de Moçambique. 

Comentários