Linha férrea para Goba e Suazilândia: visão geral (1/8)

Combinando informação de diversas fontes os trabalhos de construção da segunda ligação por caminho-de-ferro de Lourenço Marques para fronteiras vizinhas, neste caso da linha da Suazilândia iniciaram-se em 1905. Tem uma extensão de 74 km a partir de Maputo, antiga Lourenço Marques (LM), foi completada até Goba em 1912 mas uma parte tinha já entrado em funcionamento em 1909. Mas só em 1964 a linha foi ligada à Suazilândia (protectorado britânico) o que desde o início teria sido essencial para a rentabilizar. Só quando a Suazilândia começou a explorar minério de carvão se concretizou o projecto internacional desta linha e mesmo assim em versão diminuida do que tinha sido previsto. 
Falámos aqui da Vila de Goba como era em 1929 e viamos numa das fotos a placa de estrada para Goba estação. 
A primeira foto desta mensagem vem do livro História dos Caminhos de Ferro de Alfredo Pereira de Lima (APL) que faz parte das colecções da Biblioteca Pública Municipal do Porto. É dos irmãos Lazarus e mostra uma cerimónia que APL diz ser em Março de 1907 mas a visita dos Duques de Connaught a Lourenço Marques supostamente foi em 1906 (ver sobre a filha Princesa Patrícia). Por isso se o duque veio a África duas vezes tão próximas ou se há erro nestas informações não sei.


FOTO 1
Duque de Connaught bate a primeira estaca da Ponte da Matola da linha de Goba

Vê-se nos mastros da FOTO 1 as bandeiras inglesa e monárquica portuguesa. A intenção primordial da linha era servir os territórios dos dois países, a relação parecia forte mas como veremos azedou mais tarde.
A FOTO 2 seguinte é do mesmo álbum e nela aparece a escavação dum acidente geográfico que seria já em região montanhosa o que não é o caso da Matola.

FOTO 2
Escavação de trincheira em colina rochosa para a linha de Goba

A escavação principal devia ser feita a dinamite mas a remoção do material era manual com ajuda de vagões. A pedra daqui retirada iria servir para aterro noutra secções da linha.
As FOTOS seguintes da 3 à 6 são de 1911, quer dizer para a fase final dos trabalhos (ACTD - Goya que inclui uma inauguração). Surgem aí estações em funcionamento e combóios com carga comercial pois desde 1909 os primeiros troços da linha estavam em funcionamento. 
As fotos seguintes mostram já uma parte da linha em operação:

FOTO 3
Uma das estações ou apeadeiros da linha de Goba
FOTOS 4 e 5
Outra estação vista dos dois lados com a mesma composição parada
FOTO 6
Combóio de cargas e passageiros na linha de Goba, serpenteando na savana africana

Mostraremos aqui a maior ponte desta linha, na localidade de Boane e sobre o Rio Umbelúzi.
Na foto seguinte, também do livro História dos Caminhos de Ferro de Alfredo Pereira de Lima, a linha tem aspecto menos arcaico do que nas fotos anteriores (foto igual aparecia na revista Ilustração Portuguesa de Março de 1908):

FOTO 7
Aterro na linha da Suazilândia com o Monte dos Macacos ao fundo

Segundo o artigo nessa revista junto às casas que se vê ao fundo havia um desvio na linha para a pedreira donde se extraiu a pedra para a construção da ponte sobre o rio Umbelúzi.
Uma curiosidade final é o horário dos CFLM de Maio de 1909 incluindo a linha de Goba / Suazilândia mas infelizmente não conseguimos ver que estações estavam abrangidas:

FOTO 8
Artigo como anunciado no site OLX de Portugal

Série completa sobre a construção da linha de Goba e Suazilândia aqui.

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