Sala de jantar dos oficiais e grémio militar na Ponta Vermelha: cerca de 1907 (1/2)

FOTO 1
Lourenço Marques - Sala de jantar dos officiaes (oficiais) da Ponta Vermelha
Segundo o ACTD esta foto é de 1907 e está no tema Campanha do Barué e já me referi a essas fotos. Penso no entanto que é anterior a 1907 pois na mensagem seguinte sobre este tema vemos a sua foto confirmadamente em 1907 e aí o local está muito mais evoluído.


FOTO 1 mais escura
Vê-se o farol da Ponta Vermelha à esquerda para trás e a certa distância da casa
(clique na foto para aumentar)
A Ponta Vermelha era um planalto no cimo duma barreira ao longo da costa e o farol estava junto à barreira e para lá dela tinhamos a praia.  Para além do farol, para o fundo da FOTO 1 está outro edifício do mesmo género e à direita está outro de que se vê só o extremo. 
Outro edifício ainda do mesmo género e na Ponta Vermelha é o Grémio Militar (GM) que aparece nas fotos seguintes por ter sido usado para a  recepção ao Principe Real (PR) D. Luis Filipe em meados de 1907.

FOTO 2
Grémio Militar na recepção ao Principe Real (PR)
 (foto do site Delagoabayworld)

Pode-se ver que o GM tem um friso no tecto, decorações/esquadros  no topo das colunas e uma clarabóia gigante no telhado, elementos que são do tipo dos SO da FOTO 1. As casas talvez fossem do mesmo fabricante se fossem pré-fabricadas. Mas a SO estava assente em pilares elevados e o GM parecia estar mais baixo, para além da diferenças nas portas dado que o GM tinha a porta ao centro e a SO era diferente.
Na FOTO 3 temos outra vista da recepção ao PR olhando-se mais para a esquerda (leste) do que na FOTO 2 pelo que só se vê o alpendre do GM.

 FOTO 3
Pátio em frente ao Grémio Militar na recepção ao PR (festa das escolas)
 (foto do site Delagoabayworld)

À esquerda da FOTO 3 vê-se o farol da Ponta Vermelha junto à barreira, depois a transição entre o estuário e a baía e a costa da Catembe ao fundo. Tanto aqui como na FOTO 1 via-se o farol na sua segunda versão (que sabemos existia pelo menos desde 1907) pelo que as fotos não devem ser muito distantes no tempo.
No álbuns de Santos Rufino de 1929 aparece um obelisco que estava junto ao grémio Militar que continuava a ser o que vemos aqui na Ponta Vermelha até aos aos 40:
Obelisco da expedição a Kuamba e Mataca
em 1888-1889 no NIassa

Não consigo encontrar este monumento nas fotos da visita do príncipe real e nas outras que temos da mesma época pelo que deduzo que ele tenha sido construido depois.
Como sabemos onde ficava o farol de Lourenço Marques, actual Maputo podemos estimar que estas construções ficavam um pouco a sul de onde agora é o Jardim dos Namorados, e entre a barreira à esquerda = leste e a Procuradoria e o Quartel General (também de 1907) à direita. Esta era precisamente a zona do Quartel da Cavalaria, um dos dois que havia na Ponta Vermelha.
A FOTO 5 de 1939 mais ou menos deste local mostra uma casa que parece ser do tipo das das fotos de cima e que deve ter sido o último resquício destas construções militares que foram feitas por volta de 1894/95 quando chegaram reforços vindos de Portugal para as importantes campanhas de guerra dessa época. 

FOTO 5 - Bayly
Roxo: casa com pilares
Amarelo: Quartel General
Castanho: Procuradoria
Azul: Rua do farol. Este tinha ficado no máximo
uns 100 metros  para baixo, na continuação dessa linha

Quase 110 anos depois disto ter existido e de tudo ter sido demolido por volta dos anos 40, conseguimos nesta mensagem ver duas casas e o farol e ficámos assim com melhor conhecimento da zona e seus edifícios embora sem muita precisão. 
Ver mais aqui.

Comentários